domingo, março 16

Coração enganoso



O livro de Provérbios no capítulo 3, nos diz o seguinte: "Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento". Existe uma grande diferença entre confiar em Deus de todo o coração, e confiar em nosso próprio coração (ou seja, nossa mente). Na primeira situação, Deus está sendo ouvido. Na segunda, estamos ouvindo a nós mesmos. Talvez você se pergunte: "Há problemas nisso? Não é a mente que nos mostra as escolhas que podemos fazer? Não vem dela o conhecimento do que é certo ou errado?" A questão é que somos falhos e podemos nos enganar. Exemplo disso são as pessoas que já prometeram amor eterno a outras, e no decorrer do tempo, mudou de ideia. Quem também nunca errou pensando que estivesse com toda a razão? A Bíblia afirma que o coração é enganoso, (situado na referência dada na imagem acima), pois Deus sabe que as nossas emoções oscilam e o nosso pensamento muitas vezes é confuso. Se você confia em seu coração, achando que nele se encontram as respostas necessárias para tomar suas decisões, cuidado - você pode estar sendo enganado neste exato momento!

Pior que ouvir o nosso coração é não dar ouvidos ao que Deus quer nos dizer. Quando você confia no Senhor, conta com sua poderosa sabedoria e com seu amor que não mudará. Mas se você só ouve o que diz seu coração, está se apoiando em seu conhecimento limitado e em sentimentos e emoções que podem mudar da noite para o dia. Por isso, tomar decisões baseando-se unicamente no que pensamos ou sentimos ser certo pode trazer consequências não muito agradáveis ou mesmo desastrosas.

Quem não tem Deus em sua vida pensa que toma suas próprias decisões, mas é controlado por seu coração, que acaba fazendo escolhas erradas. Por isso, não existe nada melhor do que confiar inteiramente em Deus e entregar tudo a Ele - principalmente o coração, pois Deus é o único que conhece e sabe do que você necessita.

O coração engana; é melhor confiar no Deus que nunca falha.

Imagem encontrada no google, editada por mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário